Toda luz que não podemos ver

Olá gente, esse livro estava na minha lista de lançamentos desejados do mês de março e depois de conversar um pouco com o Danilo Barbosa, eu tive que compra-lo.

O livro se passa durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de que, a todo momento temos visões da vida dos personagens antes de todo o inferno começar, até porque, somente assim, conseguiríamos entender todo o restante da historia.

Maurie-Laure mora em Paris com o seu pai, este trabalha no Museu de Historia Natural como o chaveiro, assim, ele cuida de milhares de fechaduras diariamente.

Mas, aos seis anos de idade ela perde a visão por uma doença congênita, ao mesmo tempo, seu pai começa a construir uma maquete com inúmeros detalhes do bairro em que vivem, para que ela consiga saber para onde ir, é claro que há um treinamento por trás, mas por fim, ela consegue identificar cada rua e cada detalhe da maquete no mundo real.

Werner é um órfã e cresce com a sua irmã mais nova em uma casa para crianças, em uma região de minas de carvão na Alemanha, mas, em um certo dia, eles encontram um radio quebrado, e ele consegue concerta-lo e fica fascinado com as coisas que escuta, parece que as perguntas que ele faz, e que ninguém nunca conseguiu responder, podem finalmente ter respostas.

A sua curiosidade e inteligência acabam levando-o para um centro de treinamento para soldados de alto nível, e ele acaba se tornando especialista em rádios, em ondas e em formas de localiza-las.

Quando a guerra tem inicio e estoura na França, Maurie-Laure e o pai tem que sair de Paris, ela não entende os motivos e também não sabe que o pai carrega uma preciosidade do museu, e essa por si só carrega inúmeros segredos, repassados através das suas historias. Só que quando chegam ao destino tudo muda, não há nada, na verdade e então eles partem para Saint-Malo, o único lugar que parece ser seguro o suficiente, para a casa de um tio avô, sobrevivente de uma guerra, que matou o avô dela.

Werner é designado para o campo de batalha e recebe a missão, junto de outros soldados, de localizar os transmissores sonoros e elimina-los; agora ele vai para o campo de batalha, ver a morte de muito perto, e com isso passa a se perguntar, cada vez mais, se o que estão fazendo é o correto.

Quanto ele recebe a missão para ir para Saint-Malo o caminho dele cruza com o de Maurie-Laure, mas, sem eles saberem, de certa forma os caminhos deles já haviam se cruzado muito antes.

Bem, confesso que no começo eu demorei um pouco para mergulhar na historia, as conexões não são vistas de cara e eu me via me perguntando: “como assim?”, mas conforme a leitura foi evoluindo, ela me pegou e acabou comigo, o livro é simplesmente lindo demais, ele foi escrito com uma delicadeza tão grande e com personagens muito bem desenvolvidos.

Recomendo muito a leitura, não foi atoa o Anthony Doerr ganhou o prêmio Pulitzer né gente, vale muito a pena, é um outro olhar sobre a Segunda Guerra Mundial que eu acho que foge da mesmice.

Sinopse: Toda Luz Que Não Podemos Ver - Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu. Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial.Uma história arrebatadora contada de forma fascinante. Com incrível habilidade para combinar lirismo e uma observação atenta dos horrores da guerra, o premiado autor Anthony Doerr constrói, em Toda luz que não podemos ver, um tocante romance sobre o que há além do mundo visível.

Para comprar é só clicar em um dos links: AmericanasSubmarinoFNACLivraria da Travessa ou Livraria Cultura

26 comentários:

  1. Ei Tati, tudo bem?
    Tenho visto muitas coisas boas sobre esse livro.
    Parece uma historia bastante comovente.

    Bjin
    Jéssica Brenda
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jessica, bem e você?

      Eu gostei muito e no fim ele acabou comigo.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá!!

    Eu já ouvi falar sobre esse livro mas não tinha dado uma chance para saber so que se trata, amei saber mesmo do que é.
    Não tenho costume de ler nada na tematica, mas acho que é uma boa chance de começar né?
    Eu fico sempre chateada quando um livro não me prende no inicio. Fiquei feliz em saber que depois a história te prende mais ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Eu acho que sim, porque apesar de falar sobre a Segunda Guerra, ele é bem leve e tranquilo. Eu também, mas foi só ate eu me situar, perguntei para outras pessoas se aconteceu o mesmo com elas, mas não, então deve ter sido somente comigo mesmo kkkk.
      Se ler espero que goste.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi! Eu já estava curiosa por este livro! Agora fiquei mais ainda! srsr Livros com esta temática me atraem como um ímã! =D Sua resenha está super legal e chamativa! Parabéns!

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,

      kkkk, espero que leia e goste e muito obrigada =D

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Tati! Eu estou muito curiosa e ansiosa para ler esse livro! Passei por ele ontem em uma livraria e quase comprei! Hoje, depois de ler a sua resenha, me arrependi de não ter comprado! Parece ser uma história maravilhosa, ainda mais porque lida com fatos históricos, como a Segunda Guerra Mundial.
    Esse livro já entrou para a minha lista de desejos! Obrigada pela dica, adorei!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Eu te entendo, já tive arrependimentos do mesmo tipo kkkk, eu gostei muito e achei uma visão super diferente da Segunda Guerra.
      Espero que leia e goste

      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Conheci esse livro na Turnê intrínseca e desde então tô mega curiosa para lê-lo!
    Acho o enredo dele absurdamente interessante e tenho certeza que dificilmente veremos resenhas com menos de 5 estrelas por aí.
    Ótima resenha a sua, aliás! Me deu mais vontade ainda de ler esse livro!
    Espero conseguir fazer a leitura em breve!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess,
      Aqui não teve turnê Intrínseca, muito triste isso, mas né.
      Eu também acho, a forma como ele foi construído é muito linda e bem feita.
      Obrigada =D
      Quando ler me avisa e espero que goste, é claro.

      Beijos

      Excluir
  6. Tô DOIDA pra ler esse livro, vi nos videos das booktubers grigas e fico morrendo pra ler <|3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que quando ler você goste dele.

      Beijos

      Excluir
  7. Olá,
    é a primeira resenha que vejo sobre "Toda luz que não podemos ver" e já tenho uma ideia sobre o porquê do título. Eu não sabia sobre o que se tratava a história, apenas conhecia a obra, mas posso dizer que depois do que tu falasse, estou super tentada a lê-lo. Ainda mais levando em conta que a história não cai na mesmice.
    Gostei da resenha! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica,
      Quando eu vi essa capa já fui atras para saber como ele era, sou dessas, apaixonada por capas e a historia é linda.
      Espero que leia e goste, obrigada =D

      Beijos

      Excluir
  8. Esse livro parece mesmo ser incrível! Adoro livros com tematica da segunda guerra, fico muito curiosa por histórias desse período e fiquei com uma vontade enorme de ler Toda luz que não podemos ver depois da sua resenha.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro, espero que quando ler você goste tanto quanto eu gostei.

      Beijos

      Excluir
  9. Oieee, tudo bem? Não conhecia este livro e fiquei encantado com a capa do mesmo, o título também é muito chamativo e fiquei super curioso para ler o mesmo, estou sem palavras, acho que irei amar esta história, muito obrigado pela dica, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem e com você?
      Espero que se ler você goste, eu gostei muito e achei muito lindo.

      Beijos

      Excluir
  10. Conheci esse livro na turnê intrínseca e fiquei louca por ele. Só não faço a loucura de comprar agora porque o bicho é gordinho e eu não poderia parar pra ler por conta da fila, mas tá no topo dos desejados. Eu já imaginava que seria bom pela sinopse, mas lendo sua resenha só confirmei.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito bom mesmo, e quando ler espero que goste.

      Beijos

      Excluir
  11. essa é a 4ª resenha que eu vejo desse livro... Eu nem o li e já é o meu plano de fundo do celular!
    hahahahaha. Eu pretendo ler ele nos próximos dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk adorei, você é das minhas Kim, espero que goste.

      Beijos

      Excluir
  12. segunda guerra mundial <3 omg
    nao conhecia esse livro mas vou procurar

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Amo livros que falem sobre A segunda guerra.
    Vou anotar aqui, com certeza.
    Espero gostar tanto quanto você <3
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir